Do Outlook para o Webmail

Como fazer a transição do Microsoft Outlook para o Gmail o mais tranquilo possível? Saiba como você pode realizar as mesmas tarefas no Gmail. Confira algumas diferenças abaixo e descubra novos recursos ao longo do caminho para impulsionar a sua transferência e liberar a sua produtividade.

Lendo e-mails



Mensagens individuais
Conversas

 

Uma das principais diferenças entre o Gmail e o Outlook é a maneira com que cada um lista as suas mensagens. Outlook lista os e-mails recebidos individualmente, independentemente se é uma nova mensagem ou uma resposta a uma mensagem de e-mail anterior. O Gmail o ajuda a gerenciar as mensagens de forma mais eficiente, listando por grupos de e-mails, chamadas Conversas.

Conversas é uma coleção de mensagens com a mesma linha de assunto. Quando você clique para ler uma conversa, você verá todas as idas e vindas do e-mail, ou seja, todas as respostas que ocorreram ao longo de uma conversa em um único e-mail.

Trocas de e-mails longos são simplificadas, mantendo tudo em conjunto. Não há mais caça ao redor para encontrar pedaços da mesma conversa!

Além de manter sua Caixa de Entrada menos confusa e mais organizada, Conversas também permite que você gerencie as mensagens como um grupo. Qualquer ação que tomar em uma conversa vai afetar todo o seu conteúdo. Você pode arquivar, apagar, mover e etiquetar (marcar) conversas inteiras com apenas alguns cliques.

Organizando sua Caixa de Entrada e Procurando Mensagens



Pastas e Regras
Marcadores, Filtros e Busca

Abaixo, listamos três funcionalidades do Gmail para organizar e encontrar mensagens num piscar de olhos: Marcadores, Filtros e Pesquisa. Em conjunto, esses recursos permitirão categorizar, pesquisar e processar automaticamente mensagens forma poderosa. Ao reduzir o tempo e a energia gasta organizando suas mensagens, você pode se dedicar as atividades mais produtivas.

Marcadores

Você não vai encontrar pastas no Gmail. Você pode usar Marcadores para organizar as mensagens de e-mail de forma mais eficaz. Porque vários rótulos podem ser aplicados à mesma conversa, você tem a flexibilidade para gerenciar conversações que podem se relacionar em mais de uma categoria.

Ao clicar em um marcador, você pode ver uma lista cronológica de todas as conversas marcados com aquele marcador específico. Ao contrário do conceito de pastas, mensagens com vários marcadores serão exibidas em cada marcador.

Filtros

Crie Filtros que, automaticamente, definam um marcador, arquive, apague e/ou reencaminhe as mensagens e deixe o Gmail fazer o trabalho para você. Você pode controlar quais ações são tomadas com base no assunto da mensagem, no remetente da mensagem, no conteúdo, se tem um anexo etc.

Para começar a usar os filtros, clique no link Configurações de sua conta e selecione a guia Filtros. Optar por Criar novo filtro permite que você especifique quais mensagens você deseja filtrar e testar como o filtro funcionará.

Pesquisa

Não tem certeza se a mensagem que você está procurando possui um marcador ou filtro definido? Não se preocupe! Usar a pesquisa do Gmail é a melhor maneira de encontrar mensagens. Experimente e vai encontrar os mesmos recursos pelo qual o Google é conhecido: a precisão a laser e uma velocidade impressionante.

Comece na barra de busca no topo da página e escreva o que quer que você se lembra da mensagem (por exemplo, o texto do assunto ou corpo da mensagem, o destinatário etc.). Você também pode refinar sua pesquisa utilizando os operadores de pesquisa ou a opção de busca avançada para especificar remetentes, destinatários, assuntos, marcadores, anexos ou intervalos de datas.

Assinaturas



Dois tipos: escrevendo e
respondendo mensagens

Uma assinatura para tudo

 

Você pode definir uma assinatura padrão que será aplicada a todas as mensagens enviadas. Para configurar a sua assinatura, acesse as Configurações e selecione a guia Geral.

[Para E-mails com o Labs habilitado] Você pode adicionar recursos avançados para a sua assinatura no Gmail, habilitando alguns recursos do Labs. Por exemplo, o recurso Ajustes de assinatura coloca sua assinatura antes do texto citado em respostas e remove a linha "--" exibida antes da assiantura. Para habilitar os recursos do Labs, acesse as Configurações e selecione a guia Labs.

Desfazer



Desfazer
Desfazer

O Gmail permite desfazer ações que você toma em suas mensagens. Por exemplo, se você mudou a mensagem para a pasta errada, pressione a tecla Z para desfazer a ação, ou clique em Desfazer na barra amarela que aparecerá no topo da página. Ao digitar ou editar uma mensagem, você também pode pressionar Ctrl - Z para desfazer a última ação.

[Para E-mails com o Labs habilitado] Se você costuma enviar e-mails com muita pressa, habilite o recurso Cancelar envio no Labs. Depois de ter iniciado o envio da mensagem, você terá alguns segundos para reconsiderar e desfazer o envio da mensagem de e-mail.

Itens com estrelas



Bandeiras Vermelhas
Itens com Estrelas

 

No Gmail, você pode marcar a prioridade exatamente como você pode adicionar uma bandeira vermelha no Outlook. Basta clicar no ícone da estrela (ao lado do nome do remetente) para sinalizar uma mensagem (clique novamente para retirar a estrela). Para ver todas as mensagens que você marcou, clique no link Com Estrela no lado esquerdo de sua conta.

Você pode melhorar esta função, habilitando o recurso Estrelas especiais no Labs. Este recurso permite a utilização de diferentes tipos e cores de estrelas, alternando com vários ícones. Assim, você poderá criar o seu padrão de sinalização. Depois de habilitada, basta clicar repetidas vezes sobre a estrela para ela ir se alterando.

Notificação de novo e-mail



Notificação para novo email
Notificador do Gmail

 

Para ter as notificações de e-mail pop-up no canto da tela quando você receber uma nova mensagem, basta baixar o cliente Google Talk (somente para Windows) ou o Notificador do Gmail (Windows e Mac).

Resposta automática (Mensagem de férias)



Resposta automática 
(Somente no servidor de email)

Resposta automática

 

Quando estiver longe do seu e-mail, configure uma resposta automática para as mensagens recebidas. Na guia Geral da sua página de Configurações, procure Resposta automática de férias, digite uma mensagem e ative ou desative conforme necessário. Se não quer que as pessoas que têm contato com você pela primeira vez recebam a resposta automática, selecione Enviar resposta apenas às pessoas que estão nos meus Contatos. Você também pode definir uma data de início e término da resposta automática.

 

Verificação ortográfica



Verificação ortográfica
Verificação ortográfica manual no navegador


Com Apps Mail, há duas maneiras de ter certeza que nada está incorreto:

  • Utilizar a funcionalidade Verificar Ortografia, localizada no canto superior direito da barra de edição quando você está escrevendo uma mensagem. As palavras digitadas erradamente serão destacadas em amarelo. Basta clicar nas palavras em destaque para ver uma lista de sugestões de correção.

  • Usar um navegador com um corretor ortográfico automático (Firefox, Safari, Google Chrome) e as palavras erradas serão automaticamente sublinhadas em vermelho.

Você está enviando uma mensagem em um idioma diferente? Verifique também estas mensagens, clicando na seta preta ao lado do recurso de Verificar Ortografia e selecione um dos dicionários do Gmail.

 

Chat



Não disponível
Chat

[Somente para Domínios Habilitados]


O Gmail oferece um chat para aqueles momentos em que você quer rapidamente conversar com seus colegas. Em vez de esperar por respostas de e-mail, troque mensagens instantâneas e realize suas tarefas mais rapidamente.

Para começar a conversa, digite o endereço de e-mail de um colega no campo indicado (no lado esquerdo da sua caixa de entrada) e selecione Convidar para bater-papo no menu de seleção abaixo que aparece.

Uma vez que seu colega aceitar o convite, você verá um ponto verde ao lado de seu nome na sua lista de bate-papo quando ele estiver on line. Clique em seu nome na lista para iniciar um bate-papo.

Você também pode fazer chamadas de voz e vídeo com o chat do Gmail depois de baixar o plug-in para voz e vídeo. Se você estiver conversando com um contato que tenha um ícone da câmera ao lado de seu nome na sua lista de bate-papo, clique em Vídeo e + na parte inferior da janela de bate-papo para iniciar uma conversa por voz ou vídeo pelo chat.

 

Tarefas



Tarefas
Tarefas

[Somente Habilitado no Labs] O Gmail também permite que você mantenha uma lista de tarefas de forma semelhante às tarefas do Outlook. Para ativar o recurso Tarefas para sua conta, habilite-o no Labs. Uma vez habilitado, o link Tarefas irá aparecer no lado esquerdo da sua conta. Clique nele para abrir a janela Tarefas, geralmente no canto inferior direito. Na janela de Tarefas, clique no ícone + para adicionar uma tarefa. Depois de concluída uma tarefa, marque-a como finalizada, clicando no check box na frente do nome da tarefa.

 

 

Recursos Adicionais



Não disponível
Cores personalizadas para marcadores, respostas predeterminadas etc

 

Ao longo deste documento, seções marcadas com “[Somente Habilitado no Labs]” descrevem os recursos que estão disponíveis apenas se o seu domínio tem permissão especial Labs do Gmail. Enquanto esses recursos ainda são consideradas experimentais, eles são uma ótima maneira de personalizar a sua caixa de entrada para fazer o trabalho para você. Além dos recursos do Labs mencionados neste documento, há uma série de opções adicionais, incluindo o acesso off line ao Gmail, cores personalizada para marcadores, adicionar imagens ao bate-papo, personalizado atalhos de teclado, e muito mais.

Para habilitar o recurso Labs, clique no ícone do copo verde no canto superior direito da sua página para ver uma lista das opções disponíveis (ou clique em Configurações. Em seguida, selecione a guia Labs). Se você não vê o Labs ativado em sua conta, contate o suporte da H100 para informações adicionais.

Tenha em mente que Gmail é uma aplicação web, o que significa que os recursos podem ser atualizados e adicionados sem o problema de baixar ou instalar atualizações. Devido a isso, o Google continuamente adiciona novas funcionalidades para ajudá-lo a ser ainda mais produtivo. Para se manter atualizado sobre novos lançamentos e alterações em seu e-mail, confira o Blog de Atualizações do Google Apps.

Nota: Se a ajuda acima não foi suficiente, envie uma mensagem detalhando sua dúvida para suporte@h100.com.br.
Se você ainda não usa o Google Apps, não perca mais tempo: torne-se nosso cliente: www.h100.com.br.

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Powered by Zendesk